quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Espetáculo ECA!



O grupo Caçuazinho é um grupo formado por crianças e adolescentes até 13 anos, O grupo faz parte da Associação Olha o Chico, de Piaçabuçu -Al.

O Grupo Caçuazinho existe desde 2004. Bienalmente, é montado um espetáculo com a linguagem artística que mais se adéqua aos alunos/artistas. Em 2004 o espetáculo foi de Teatro “Betinha e a Chuva”, em 2006, espetáculo de Música “ Brincando de Brincar” que realizou apresentações até 2009. Os alunos cresceram, alguns integraram o Grupo Caçuá. Em 2010 e 2011, as atividades para crianças e adolescentes foram voltadas para o incentivo a Leitura. Em 2011, por trabalhar com a cultura da infância, a Associação Olha o Chico, recebeu o Prêmio PONTINHO DE CULTURA, do Ministério da Cultura. Com esse prêmio deveríamos montar um espetáculo que divulgasse o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Em Abril de 2012, crianças de várias localidades de Piaçabuçu foram convidadas, tiveram aulas de teatro e através de uma seleção natural 11crianças se integraram e montaram o Espetáculo ECA! Esse circulado nas praças, ruas, escolas públicas e particulares de Piaçabuçu.


Brincadeiras de corda, Pedra – Papel – Tesoura, esconde-esconde, entre outras, servem como meio para crianças dialogarem sobre seus direitos e deveres.
Na cena 1 – Direito a Vida e a Liberdade, os estudantes/atores tentando defender a vida de um passarinho descobrem o estatuto.
Na cena 2 – Brincado de telefone de lata , adivinhações sobre direitos e deveres são contadas fio a fio.
Cena 3 – com perucas, vestidos, crianças brincam de casinha, bola, carrinhos e dialogam sobre o dever que o poder público tem de garantir espaços para as crianças brincarem com segurança. A cena também dialoga sobre o respeito ao idosos.
Cena 4 – Bater não faz ninguém ser bonzinho - brincadeira de cipozinho queimado.
Cena 5 – com barcos em miniatura, bonecos de pano e um rio feito de tecido, crianças brincando de navegadores, falando sobre seu direito de ir e vir.
A última cena, é uma grande brincadeira de circo, onde cada estudante/ator, se transformam em equilibristas, palhaços, rumbeiras, mágicos e dialogam sobre a idade certa de se trabalhar.


O texto foi escrito por Dalva de Castro e Linete Matias
A direção é de Linete Matias




Nenhum comentário:

Postar um comentário